
História da Nutrição no Mundo
O avanço da fisiologia (estudo das funções e do funcionamento normal dos seres vivos) no final do século XIX possibilitou que a área da nutrição fosse reconhecida como uma ciência. A ciência nutricional era entendida naquela época como uma lei científica que comandava as necessidades dos seres humanos para a sua preservação, crescimento, atividade, reprodução e lactação (TOLOZA, 2003). Outro fator que contribuiu para que a nutrição fosse vista como ciência foram as condições históricas que possibilitaram a constituição deste campo. Essas condições foram estimuladas a partir da revolução industrial européia, ocorrida no século XVIII, e desataram-se entre 1914 e 1918, quando ocorreu a Primeira Guerra Mundial. Neste ínterim, no espaço de tempo entre as duas Guerras Mundiais, tanto em países da Europa (Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Dinamarca, entre outros), como da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e, logo após, da América Latina (Argentina e Brasil), foram criados os primeiros centros de estudos e pesquisas, os primeiros cursos para formação de profissionais especialistas e as primeiras agências dirigentes de medidas de intervenção em Nutrição (Vasconcelos, 2002)
Nutrição é um termo mais recente para denominar o processo biológico em que os organismos (animais, fungos, vegetais e microorganismos), utilizando-se de alimentos assimilam nutrientes para a realização de suas funções vitais. Antes do século XIX, o termo mais utilizado era “dietético” (estuda e aplica os princípios e processos básicos da Ciência da Nutrição no organismo humano). Diante disso, os primeiros relatos do surgimento da nutrição/dietética no mundo datam de 1670 no Canadá que apontam para um trabalho realizado por Irmãs da Ordem Insulina de Quebec, depois em Ontário (1867), no ensino da economia doméstica. O primeiro curso Universitário de formação de dietistas data de 1902 na Universidade de Toronto (TOLOZA, 2003).
Referências:
CFN - Conselho Federal de Nutrição. Nutricionista- 50 anos de regulamentação da profissão. [Online] Disponível em: <http://www.cfn.org.br/index.php/nutricionista-50-anos-de-regulamentacao-da-profissao/>. Acesso em 11 de janeiro de 2018.
TOLOZA, Daniela Cervo de. Nutricionista: um histórico da profissão até os dias atuais. 2003.68 f. Monografia (Especialização em Qualidade em Alimentos)- Universidade de Brasília, Brasília, 2003. [online] disponível na internet em WWW.URL: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/278/1/2003_DanielaCervoToloza.pdf. Acesso em 08 de dezembro de 2017.

